O significado do tempo

Lembro-me das dezenas de vezes em que me queixei por não ter tempo para nada. Na época da graduação uma das épocas mais marcantes da minha vida foi um momento em que muito pedi uma pausa, nos últimos anos de graduação desenvolvi transtorno de ansiedade recorrente da sobrecarga emocional e do mal funcionamento do corpo, afinal dormia quatro horas diárias, trabalhava e estudava e boa alimentação quase não existia. Eu não tinha tempo! Ultimo ano da faculdade com tcc, estágios, atendimentos um relacionamento no começo e um trabalho de mais de oito horas para dar conta, essa vida automática e agitada me levou para o hospital com a primeira crise, taquicardia, falta de ar e os pensamentos a mil me fizeram parar e buscar ajuda profissional. Porém mesmo com as analises eu ainda me queixava da falta de tempo para aproveitar a vida, e de fato faltava-me o tempo. Depois de formada muitas coisas mudaram e com elas um pouco da minha ansiedade também mudou, afinal eu já poderia voltar a dormir melhor e teria um tempo extra. Depois de um tempo sai do meu trabalho para buscar algo na minha área, mais umas crises nesse meio tempo, passava o tempo livre me entupindo de cursos, palestras, workshops e conteúdos de todos os assuntos que me faziam sentido, até hoje eu faço isso na verdade enquanto não inicio uma pós. A academia virou uma segunda casa e junto com ela uma bela reeducação alimentar. Ouvi de várias pessoas, tanto mais próximas quanto profissionais e até uns deuses com quem eu convivo quinzenalmente o quanto eu precisava parar e respirar, teve até uma senhora sábia me ensinando a respirar com calma. E porque eu estou descrevendo tudo isso aqui? porque agora eu tenho tempo! eu e milhares de pessoas no mundo inteiro ao qual inúmeras vezes queixava-se da falta de tempo agora nos deparamos com tanto tempo de sobra que por vezes nem sabemos o que fazer com ele. Mudou muita coisa nesse pouco tempo de mudança de rotina, eu ando bem reflexiva e acredito que por conta do cenário atual inevitavelmente a maioria do mundo esteja. Estou tirando desse tempo livre muitos benefícios e oportunidades, comecei atender online, estou lendo mais e absorvendo bons conteúdos, tenho tempo para cuidar da minha página profissional e comecei me exercitar na varanda de casa nas manhãs. E o principal de tudo, eu tenho respirado. Isso mesmo, eu respiro com calma, agradecendo sempre pelo ar que me entra e sai. Hoje eu tenho todo o tempo do mundo, não sei por quanto tempo, mas eu tenho. E você também tem!
Tempo de apreciar um delicioso café da manhã, tempo de estudar, de organizar tarefas pendentes, tempo de almoçar com calma saboreando cada alimento. Tempo de ver um filme com a família, de aproveitar a namorada, de criar idéias incríveis, tempo de se exercitar ao ar livre, de conversar virtualmente com amigos que a anos não encontrava um tempo ou priorizava de vê-los. Tempo para dormir bem, para aprender a cozinhar algo novo e compartilhar com milhares de seguidores. 
Tudo isso eu venho aprendendo a cada dia, e o quanto tudo isso é precioso. Por conta disso me surgiu esse texto, pois eu gostaria de compartilhar com vocês meus leitores o quanto é importante a gente aprender a ressignificar as coisas que nos acontecem, e o quanto de capacidade nós seres humanos temos de nos adaptar a vida.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O despertar do desejo

Despedida

Acho que já esqueci você...